Com certeza podemos pontuar não só cinco escolhas, mas vou colocar para vocês o que eu entendo como as melhoras escolhas para se ter mais qualidade de vida, segue lá:

1 – Alimentação

A qualidade da alimentação está diretamente relacionada a nossa saúde, afinal “somos o que comemos”. Uma alimentação rica em nutrientes, pobre em agrotóxicos ou conservantes, pobre em açúcar e gorduras saturadas é muito importante para mantermos um corpo saudável. Sabemos que tudo o que comemos passa pelo nosso intestino e ele é responsável pela nossa saúde então antes de ingerirmos precisamos saber se aquele alimento vai nos trazer benefícios ou malefícios. O excesso de açúcar, gorduras saturadas e carboidratos simples ocasiona o aumento da produção de oxidantes e radicais livres o que leva a um envelhecimento precoce, processos inflamatórios e algumas doenças por isso quanto mais equilibrada for a nossa alimentação melhor será a nossa saúde.

2 – Atividade Física

Existem milhares de estudos que comprovam que manter uma rotina de atividade física diminui os riscos de muitas doenças como infarto, AVC, osteoporose, dislipidemia e ainda manter o corpo saudável e a mente equilibrada. O sedentarismo é um fator de risco por isso mexa-se, aprenda a se exercitar e assim terás mais energia. Agora uma pergunta: qual a melhor atividade física? É aquela que você gosta e consegue fazer. Não importa qual modalidade e sim a rotina que você estabelece semanalmente, pode ser dança, musculação, corrida, enfim temos várias opções eu por exemplo gosto de funcional que é uma atividade mais dinâmica. Lembrando que o ideal é praticar atividade física de 3 a 4 x por semana.

3 – Controle do Estresse

Com a correria do dia a dia 24 horas é pouco para realizar todas as atividades que temos e quando a gente percebe o dia já passou e muitas pendências ficaram para trás. Talvez se o dia tivesse mais umas 3 ou 4 horas resolveria, mas não sei se seria viável pois o nosso nível de estresse também poderia aumentar porque demoraria para termos o nosso descanso. Administrar o estresse é muito difícil, além da correria estamos cheios de estímulos estressantes como celular, problemas, crise política, crise financeira, violência, é tanta coisa ruim que as vezes a mistura tudo e a nossa energia cai e parece que vem uma nuvem negra que atrasa todos os nossos planos.

Precisamos aprender os sinais que o nosso corpo dá, os sinais do estresse, do desânimo e entender que as vezes precisamos parar, respirar, relaxar para começar tudo novamente. Gerir o nosso nível de estresse realmente não é uma tarefa fácil, mas existem algumas maneiras de fazer isso como, atividade física, meditação, planejamento semanal, isso ajuda a manter a nossa vida mais organizada e nossa mente mais equilibrada.

4 – Informação Confiável

Hoje existe a internet para a nossa alegria e com ela milhares de informações verdadeiras e outras nem tanto, muitos de nós usamos o “Dr Google” como fonte da verdade sem ao menos comprovar de onde veio a informação e com isso acabamos acreditando nas famosas “fake News”. Estar informado é muito importante principalmente na área da saúde porque conseguimos detectar alguns sinais e sintomas relacionados à algumas doenças e quando o diagnóstico é mais precoce a chance de cura ou reversão é maior.

Por exemplo, unhas fracas e queda de cabelo pode estar associado a várias patologias como, doenças da tireóide, deficiências de vitaminas ou outras situações e quando sabemos disso temos o poder da informação que nos leva ao médico e através dele o diagnóstico correto.

Além de estarmos bem informado é muito importante o check-up anual pois nele o médico pode diagnosticar doenças e deficiências que ainda não deram nenhum tipo de sinal.

Lembrando que a automedicação ou o uso incorreto de suplementos pode causar danos também por isso sempre procure o seu médico para ter uma prescrição correta de acordo com sua necessidade.

5 – Espírito Saudável

Não somos apenas um corpo, somos uma tríade de corpo, mente e espírito e essas três partes precisam estar conectadas e saudáveis para a nossa engrenagem funcionar, se uma falha todas irão falhar. E como podemos cuidar do espírito? Sabemos que existe um Ser Maior que nos criou e cuida de nós, mas temos o livre arbítrio e somos responsáveis pelas nossas escolhas. Cuidar do espírito é se conectar com Deus através da sua religiosidade, controlar as angústias, aflições, conflitos internos, ter a fé que Ele irá nos guiar e sempre fará o melhor por nós. Nosso espírito precisa de calma e paz para nos fortalecer. Além disso, a gratidão também precisa fazer parte da nossa vida, ser grato todos os dias pelos dias que vivemos e pelas oportunidades que temos. Ser grato nos dá paz, gratidão é uma forma de amor e quem ama respeita, respeita a si e aos outros porque só assim poderemos melhorar tudo que está ao nosso redor.

 

Então quando falo em qualidade de vida é muito mais do que alimentação e atividade física, é um conjunto de fatores que nos leva a evoluir como ser humano e com isso ser mais saudável, tenho certeza que esses 5 cinco itens que citei são coisa que estão ao alcance de todos vocês e espero que após ler esse post você reflita e comece a cuidar mais do seu corpo, da sua mente e do seu espírito!