Segundo dados do Ministério da Saúde, 1 em cada 4 brasileiros é portador de HAS, uma das doenças mais prevalentes e um dos fatores de risco para o Infarto e AVC.

Existem várias causas para a pressão alta, como o vilão “sal”, mas não compete só a ele ser o responsável por esse índice alarmante entre a população. Diria que outros fatores têm uma importância maior nessa estatística como o sedentarismo, tabagismo, obesidade, estresse, diabetes, uso abusivo de álcool, genética, idade, baixo nível sócio econômico e outros. O que não falta é culpado para essa triste história, mas se você fizer uma boa análise vai entender que muitos desses fatores estão ligado ao estilo de vida do individuo e é por isso que eu estou aqui novamente para falar de mais 1 doença que pode ser evitada.

Como a HAS é uma doença silenciosa e que na maioria dos casos os sintomas aparecem depois de um tempo, conhecer o valor da sua pressão arterial é muito importante, por isso, vale a pena verificar a pressão com frequência.

Vamos entender um pouco dessa patologia: a HAS danifica o endotélio da artéria causando microfissuras e a infiltração do LDL oxidado, isso é o início da placa de ateroma o que causa as doenças cardiovasculares. Com o passar do tempo o individuo portador de HAS desenvolve a Cardiopatia Isquêmica que é a doença do coração causada pela HAS, é quando o coração sofre uma hipertrofia que leva a uma disfunção no bombeamento do sangue para o corpo (fração de ejeção diminuída) e instala-se a Insuficiência Cardíaca  e esse individuo já tem a qualidade e o tempo de vida comprometidos.

E onde podemos modificar o curso da doença? No início, lá quando a pressão arterial está alta, mas ainda não temos as complicações!

E como modificar o curso dessa doença? Analise os seus fatores de risco, com certeza você irá identificar hábitos e vícios que podem ser modificados. Não é porque você está utilizando um anti-hipertensivo é que você está condenado a evolução dessa doença. Tem muita coisa que pode ser modificada quando escolhemos um estilo de vida saudável, o que está em jogo é o curso da SUA VIDA e não a escolha de um prato calórico para um prato de verduras ou ficar no sofá descansando e fazer uma caminhada. O QUE ESTÁ EM JOGO É O TEMPO E QUALIDADE DESSE TEMPO QUE VOCÊ FICARÁ NESSE MUNDO E COM AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA!

Pense nisso!