Em tempos de coronavírus, um dos assuntos mais discutidos é sobre a necessidade ou não de reforçar a imunidade, então decidi falar um pouco mais sobre esse assunto e decidirmos juntos se essa estratégia é válida.

 

Primeiro precisamos entender 2 questões:

  • Quem tem uma boa imunidade está livre das doenças?

Não! Mas ajuda muito. Uma pessoa com a imunidade reforçada tem uma resistência maior, o que ajuda na prevenção de doenças oportunistas. Uma pessoa com a imunidade fragilizada terá mais facilidade de desenvolver qualquer doença, inclusive as virais.

 

  • Ser saudável é não ter doenças?

Não! Não ter doenças não significa que você seja uma pessoa saudável. Ser saudável está relacionado com o seu estilo de vida.

 

Depois de entendermos essas 2 questões podemos falar sobre imunidade.

 

Imunidade é o mecanismo de defesa do nosso organismo contra patógenos ou agentes estranhos. Então é a maneira como o nosso organismo combate um causador de doenças como vírus, bactérias ou fungos. A imunidade não é uma coisa única, é um conjunto de células, tecidos, órgãos e processos do nosso organismo que quando em sincronia nos protegem das doenças oportunistas.

 

Ter uma alta imunidade não significa que o indivíduo não vai desenvolver nenhuma doença e sim que essa pessoa tem menos probabilidade de adoecer.

 

Então o que podemos fazer para melhorar nossa imunidade?

 

Existem diversas maneiras de manter nossa imunidade reforçada como uma alimentação livre de produtos industrializados, pobre de açucares e farináceos, rica em verduras, legumes e frutas; atividade física, sono renovador, meditação, controle do estresse e suplementação de vitaminas.

 

Sabemos que muito do que somos está diretamente relacionado com o nosso estilo de vida e se não conseguirmos entender isso não teremos a tão sonhada “vida saudável”. Vou colocar de maneira sucinta algumas orientações que podem te ajudar a ter uma imunidade reforçada e com isso uma vida saudável e longe de doenças.

 

– Alimentação: inclua diariamente 2 frutas, verduras e legumes variados e frescos, se você não tem esse hábito ainda, comece com uma fruta por dia e 2 tipos de vegetais, com o tempo vai acrescentando outras opções até isso virar uma rotina.

 

– Atividade física: sabemos que se exercitar trás inúmeros benefícios para o nosso corpo como controle da pressão, do peso, bem estar, melhora de doenças auto imunes e do estresse. Nesse momento não importa o tipo de atividade que você irá fazer e sim a frequência dela. Se você gosta de dançar então dance, se gosta de correr, corra! O importante é se movimentar, se exercitar pelo menos 3 vezes por semana.

 

– Sono: o ciclo circadiano é responsável pela modulação de vários hormônios por isso um boa noite de sono é extremamente importante para deixar o nosso corpo funcionando de maneira correta. Evite refeições pesadas antes de dormir, durma cedo e acorde cedo, isso vai te deixar com mais disposição e energia durante o seu dia.

 

– Meditação: a paz espiritual, uma mente tranquila é essencial para equilibrar nossa saúde. Uma mente inquieta não tem paz e nem saúde. Aprenda a meditar, procure momentos que te tragam paz, harmonia assim você consegue reagir melhor as intempéries da vida.

 

– Controle do estresse: talvez essa seja o mais difícil porque muito do que acontece não depende de nós, porém precisamos aprender a conviver e resolver conflitos para que isso não atrapalhe a nossa saúde.

 

– Vitaminas: existem várias estratégias que podemos adotar no nosso dia a dia para manter nossa imunidade em alta, vou falar de vitamina D e C, cúrcuma, glutamina, própolis e gengibre.

 

A vitamina D participa de inúmeras funções do nosso organismo e uma delas é na defesa do nosso corpo, sabemos o quanto é difícil a reposição de vitamina D através da exposição solar e dos alimentos. O ideal seria uma exposição solar de 10 minutos todos os dias, mas sabemos que isso é muito difícil pois depende da localização e estação do ano. Eu opto pela suplementação, temos vitamina D em gotas e cápsulas. Eu costumo utilizar uma dose de 10.000ui 1 ou 2 vezes por semana, vai depender da minha dosagem. Por isso, consulte um médico e dose a sua 25-hidroxivitamina D para iniciar a sua suplementação.

 

A vitamina C também participa de diversas reações bioquímicas do nosso organismo e melhora o sistema imunológico, pele e humor. Sabemos que conseguimos absorver a vitamina C de diversos alimentos e os principais são as frutas, mas também podemos fazer a suplementação através de comprimidos. Existem os comprimidos efervescentes de 1 g e os comprimidos de 500 mg, eu gosto muito do comprimido de 500 mg de liberação prolongada pois ele atua por mais tempo, geralmente utilizo duas vezes ao dia. Muitos pacientes alérgicos utilizam e relatam uma melhora significativa da rinite.

 

A cúrcuma já é muito utilizada em pó e em cápsulas manipuladas, também temos as versões de shot como o Golden Shot. Vale lembrar que cúrcuma e o açafrão são coisas diferentes, pois, a cúrcuma é um rizoma, isto é, raiz. Uma raiz da família do gengibre. E o açafrão é o estigma de uma flor. Os curcuminóides são os ativos da cúrcuma e tem ação anti-inflamatória, antioxidante (evita o envelhecimento precoce) e melhora a qualidade articular. Utilizamos a cúrcuma padronizada a 95% de curcuminóides até 3 x ao dia para melhor ação anti-inflamatória.

 

A glutamina melhora a imunidade pois é responsável pela nutrição dos enterócitos fortalecendo o intestino. No intestino são sintetizadas inúmeras células que fazem parte da nossa defesa por isso a saúde no nosso intestino é tão importante. Pode ser utilizado pela manhã ou a noite.

 

A própolis é um potente anti-inflamatório, antioxidante, melhora a imunidade, melhora a função neurológica e a compulsão alimentar. Existe a própolis aquosa e alcoólica, sendo que a alcoólica tem um gosto mais amargo e não é recomendada para gestantes e crianças. Pode ser manipulada em capsulas ou gotas, não existe uma dose certa, mas usa-se de 15 a 30 gotas ao dia. Em casos de gripe pode ser utilizada 10 gotas 3 x ao dia. Usamos a própolis em shots, sucos ou cápsulas.

 

O gengibre também é um rizoma, isto é, uma raiz com ação anti-inflamatória, antioxidante e termogênica. Seu principal ativo é o 6-gengirol, o gengibre quando é aquecido perde seus componentes por isso o melhor é utilizá-lo em natura, em infusão de chá ou cápsulas manipuladas.

 

Depois de ler isso tudo que tal começar a ter um estilo de vida mais saudável e reforçar a sua imunidade, hein?

Se ficou alguma dúvida, manda pra mim que eu te respondo!