No último dia 29 de maio, no site do Ministério da Saúde, saiu um estudo sobre o perfil do brasileiro em relação às doenças crônicas mais prevalentes (diabetes, hipertensão e obesidade), lá está demonstrado que 7,4% da população brasileira é diabética, 24,5% é hipertensa, 20,3% são obesas e 55,4% estão acima do peso.

 

Essa é uma estatística preocupante pois sabemos o quanto dessas comorbidades impactam no desfecho de um paciente com covid-19 e o quanto esses números aumentam os óbitos por doenças cardiovasculares. Segundo mostra o site da Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2020 até a data de hoje (03/06/2020 às 8:35h) já morreram 167.668 pessoas vítimas de doenças cardiovasculares, isto é, mais de 1.088 mortes por dia só aqui no Brasil! Muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas pois sabemos que essas doenças estão associadas ao estilo de vida de cada pessoa.

 

O tratamento dessas doenças é muito importante, mas não é só o hábito de tomar comprimidos, o tratamento vai além disso pois inclui controle do estresse, atividade física, alimentação, qualidade do sono, relações interpessoais e espiritualidade. Quando esse conjunto de fatores estão em equilíbrio, o individuo se torna saudável e muitas doenças crônicas podem ser curadas ou simplesmente controladas.

 

A prevenção ainda é o melhor remédio. Exige esforço, dedicação e responsabilidade! Seja sua melhor versão, reinvente-se e tenha mais qualidade de vida!

 

Fontes:

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46982-diabetes-hipertensao-e-obesidade-avancam-entre-os-brasileiros-3

 

http://www.cardiometro.com.br/calculo.asp