Com certeza um dos assuntos mais falados na última semana foi o preço do arroz. Agora me diz: quem aí gosta de um arroz fresquinho feito na hora? Eu adoro!

Porém eu sei que não dá para se encher de arroz todos os dias e, por isso, eu controlo a quantidade e a frequência do arroz nas minhas refeições.

Vamos entender um pouco sobre o arroz e aproveitar que o preço está nas alturas e utilizá-lo de maneira favorável à nossa saúde. O arroz é fonte de energia pois é um carboidrato, ele é dividido em 3 partes:

1- Casca: a parte mais externa e tem 2 camadas.

2- Farelo: camada abaixo da casca, parte mais nutritiva do arroz, onde encontramos as proteínas e vitaminas.

3- Grão: é o endosperma do arroz que é rico em amido e é a parte mais consumida.

O arroz que encontramos nas prateleiras dos supermercados é o arroz branco ou polido que passa por diversos processos onde ocorre o descascamento e polimento do grão, nesse momento ele perde a casca, o farelo e com isso a maior parte dos seus nutrientes, porém esse processo industrial aumenta o tempo de armazenamento do produto.

Agora que entendemos um pouco mais desse grão que tal adequar a nossa rotina alimentar e substitui-lo por arroz de couve-flor ou quinoa em algumas refeições. Você pode começar fazendo essa substituição em 2 dias da semana assim você experimenta novos sabores e ainda deixa sua refeição mais saudável.

Você deve estar pensando: mas por que fazer isso?

O excesso de carboidratos como o arroz, batata, macarrão ou pão pode levar a resistência insulínica que é uma condição que antecede a diabetes e encontramos na maioria dos indivíduos com sobrepeso. Esse carboidrato em excesso vira açúcar depois que ingerimos e um tipo de açúcar mais difícil de ser metabolizado sendo um gatilho para a inflamação. Além do diabetes a resistência insulínica pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pressão alta e Alzheimer por exemplo.

Então aproveite que o arroz está em alta e que podemos armazená-lo por mais tempo em nossa dispensa faça refeições mais saudáveis, ricas em verduras, legumes e proteínas de boa qualidade e deixe o nosso famoso arroz para as refeições de final de semana.

Essa foi a minha dica do domingo, espero que tenha gostado e envia esse post para aquela pessoa que você conhece e que exagera na porção do arroz!