O abacate ou persea americana é o fruto comestível do abacateiro com origem na América Central entre o México e o Peru. Hoje o México é o maior produtor de abacate sendo responsável por mais de 30% da produção mundial e o Brasil está em os dez maiores produtores de abacate do mundo. O abacateiro é uma árvore que pode chegar até 30 metros, é da família da Lauraceae nativa do México e as variedades mais conhecidas do abacate são a Strong (verde) e a Hass (roxa), a colheita acontece durante todo o ano sendo os principais meses abril e maio.

O abacate é uma fruta que contém uma polpa carnosa verde amarelada e uma semente grande e única em seu meio, rica em nutrientes e gordura insaturada e por isso muito consumida em dietas saudáveis. É uma fruta muito versátil podendo ser consumida em como purê, molhos, saladas, sobremesas e receitas salgadas, sendo o guacamole umas das preparações mais conhecidas no mundo.

O abacate tem 4 x mais valor nutritivo do que a maioria das frutas e é a fruta que contém mais proteína. Também é rico em potássio, ácidos graxos insaturados, vitamina A, ácido fólico, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, luteína e vitaminas C, E, B6. Possui também o fitonutriente beta-sitosterol que ajuda a reduzir o LDL colesterol e a glutationa que é um antioxidante, a função do antioxidante é combater os radicais livres do nosso organismo que são responsáveis por várias doenças crônicas. Como podemos ver o abacate é extremamente nutritivo podendo participar de preparações para antes e após o treino como forma de energia por sua quantidade de proteínas, carboidratos e gordura monoinsaturada ação anti-inflamatória que diminui as dores musculares. Hoje já existe formulações de whey sabor abacate.

Existem vários estudos que apontam o consumo do abacate na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição do colesterol e alguns tipos de cânceres. Sua composição rica em vitaminas C e E ajudam a manter a saúde bucal, a gordura monoinsaturada ajuda no aumento de HDL (colesterol bom) e ainda ajuda no controle glicêmico quando associado a consumo de carboidratos. Ele também é muito utilizado na Medicina Ayurvédica para tratamento de hipertensão, problemas de estômago, bronquite, diabetes e diarreia. Existem pesquisas que comprovam que o abacate tem efeito analgésico e anti-inflamatório, é uma fruta muito rica em nutrientes e desde a década de 60 ele vem sendo estudado no tratamento de dislipidemias com resultados satisfatórios tanto na redução do colesterol total como na redução do LDL o famoso “colesterol ruim”. Na medicina popular é utilizado para dores de cabeça, dores articulares, diarreia, pele ressecada, cabelos secos, verminoses e como ação diurética.

O que não falta é benefício na ingesta do abacate mas não podemos esquecer que o abacate possui folatos que são vitaminas do complexo B que ajudam no desenvolvimento saudável das células e tecidos.

O abacate é considerado uma fruta calórica e com excesso de gordura, em torno de 180 calorias em 100 gramas de fruta e 80 a 85% de gordura, mas essas gorduras são monoinsaturadas, isto é, gorduras boas que ajudam a controlar o excesso de colesterol e previne doenças cardiovasculares.

Também é possível a extração de óleo da polpa que tem uma composição rica em ácidos graxos insaturados, fitoesteróis, tocoferóis e esqualeno que são benéficos para a nossa saúde. – O óleo do abacate é semelhante ao azeite que é muito utilizado na indústria farmacêutica e na produção de cosméticos. Esse óleo também pode ser utilizado na culinária.

O beta-sitosterol ou éster de esterol é encontrado no óleo de abacate, ele tem muitos benefícios como ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e de próstata além de reduzir os níveis de cortisol promovendo saciedade e reduzindo a gordura abdominal, uma boa estratégia é utilizar uma colher de sopa de óleo de abacate antes do almoço.

Então depois de tantos benefícios deu até vontade de comer essa fruta tão rica!

Se gostou do texto compartilhe com seus colegas!

Um abraço,

Patrícia Mattos