Qual a importância do uso dos suplementos?

A palavra suplementar significa “suprir o que está faltando” e quando penso em suplementação ou complementação durante uma consulta logo vem na minha cabeça a seguinte pergunta: O que está faltando na rotina dessa pessoa que eu posso melhorar? Então avalio a rotina diária do meu paciente, o que ele come, sua prática de exercícios, a qualidade do seu sono, o funcionamento do intestino, ingestão de água, nível de estresse e resultado de exames; e depois de toda essa avaliação prescrevo o que vai ser benéfico. Essa prescrição é muito individualizada e não é uma regra para todos.

A necessidade de cada nutriente é de acordo com o estilo de vida de cada um e por isso não pode ser uma fórmula única para todos os tipos de pessoa. E o que podemos suplementar e complementar?

Inúmeros componentes como a vitamina D, magnésio, vitamina C e E, zinco, metilfolato, vitamina K, ácido alfa-lipoico, ômega 3, selênio, ferro, iodo, vitaminas do complexo B, glutamina, creatina e muito mais.

A suplementação é uma estratégia que ajuda otimizar o funcionamento do nosso organismo nos proporcionando benefícios no condicionamento físico e mental, melhora do humor e sensação de bem-estar, ganho de massa muscular, perda de gordura e longevidade, isto porque existem estudos que demonstram que a suplementação de vitaminas e minerais aumenta o comprimento dos telômeros que está relacionado com a nossa expectativa de vida.

Na maioria das vezes o consumo do alimento é melhor que o suplemento, porém em alguns casos precisamos suplementar porque sabemos que muitos dos alimentos naturais durante o processo de cultivo ou criação recebem uma carga grande de pesticidas, agrotóxicos, antibióticos ou hormônios diminuindo a qualidade desse alimento.

Um exemplo é o leite de vaca de caixinha e o whey protein que é proteína isolada do soro do leite, qual é o melhor? A proteína isolada é melhor!

Mas como citei no início é necessário acompanhamento médico para determinar quais os melhores suplementos para você!

Gostaria de receber mais conteúdos como esse no seu e-mail?