Já dizia o pai da medicina, Hipócrates (460 a.C. – 377 a.C): “O que é utilizado, desenvolve-se, o que não o é, desgasta-se… se houver alguma deficiência de alimento e exercício, o corpo adoecerá”

 

Então podemos dizer que a prática da atividade física é considerada como essencial desde o primeiro milênio antes de Cristo, posso citar outros filósofos como Platão e Sócrates que também valorizavam os exercícios, porém com o avanço da ciência e da tecnologia ficamos mais sedentários e perceba que curioso, quanto mais sabemos sobre a importância da prática diária da atividade física mais parados ficamos.

 

E por que falar sobre sedentarismo? Sedentarismo é a falta ou ausência de atividade física, é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade, dislipidemia, hipertensão e impacta diretamente na saúde dos músculos e articulações.

 

Sabemos que o estilo de vida de um indivíduo está relacionado com seus hábitos e isso determina como será os próximos anos vida, isto é a qualidade da longevidade de cada pessoa. Bons hábitos como uma alimentação saudável, prática de atividade física, controle do estresse, boas relações interpessoais e saúde espiritual estão relacionados com uma boa qualidade de vida e um envelhecimento saudável. O equilíbrio de todos esses fatores é o que diferencia um indivíduo saudável de um indivíduo não-saudável.

 

A pergunta que a maioria dos pacientes fazem é: qual o melhor exercício? Aquele que você pratica, o importante é encontrar uma atividade que você goste, sinta prazer e faça com frequência, de 3 a 5 vezes por semana. Vale correr, dançar, jogar basquete, musculação, nadar, pular corda, caminhar, bicicleta, tênis, hiit, funcional, yoga, luta…. enfim o estilo que você se identificar.

 

Sei que estamos na quarentena, mas temos diversos educadores físicos e aplicativos de exercícios que irão te ajudar, se você tem alguém ou algum app para indicar coloque aqui nos comentários!