Você já fez um hemograma? A resposta com certeza é sim! Se você já realizou um check-up ou um simples exame de sangue é muito provável que você já tenha feito um hemograma afinal, o hemograma é um dos exames laboratoriais mais solicitados.

E o que representa esse exame?

Antes de responder quero explicar que hemograma é apenas 1 dos exames solicitados em um check-up, ouço muito paciente dizer que quer fazer um “hemograma completo” achando que ali estarão todos os exames de sangue necessários para se detectar uma doença. Isto não é verdade!

Então entenda, hemograma ou hemograma completo é um único exame que faz parte de um check-up ou pode ser solicitado na investigação de uma possível infecção ou sangramento como vemos frequentemente em atendimentos de urgência.

Geralmente é solicitado quando o paciente apresenta alguns sintomas como cansaço, fraqueza, febre, infecções, sangramentos, palidez, sonolência, dores nas pernas ou como já citado num check-up anual.

Agora vamos lá, hemograma é a análise do número das células do sangue, isto é, a contagem de hemácias, hemoglobina, hematócrito, plaquetas e leucócitos. O hemograma é dividido em 3 partes: avaliação dos eritrócitos, dos leucócitos e das plaquetas.

A análise dos eritrócitos representa a avaliação dos glóbulos vermelhos onde conseguimos detectar uma anemia, por exemplo. São analisados os seguintes parâmetros: número de hemácias, dosagem de hemoglobina, hematócrito, volume corpuscular médio, hemoglobina corpuscular média, concentração de hemoglobina corpuscular média e a amplitude da superfície dos eritrócitos.

Já a análise da série branca ou glóbulos brancos é realizado a contagem total dos leucócitos e a contagem do diferencial de leucócitos que são os neutrófilos, eosinófilos, linfócitos, basófilos e monócitos. Aqui podemos diagnosticar uma infecção viral ou bacteriana e até uma leucemia.

Por último tem a contagem das plaquetas com a avaliação da amplitude de superfície e volume médio, onde podemos diagnosticar distúrbios de coagulação.

O hemograma além de avaliar a quantidade das células também avalia sua forma, coloração, tamanho e atipias o que auxilia no diagnóstico de várias doenças.

Não se preocupe em querer entender todos esses nomes e valores pois eles precisam ser interpretados pelo seu médico e discutido com você caso tenha alguma alteração.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o hemograma não esqueça de agendar sua consulta médica!