Você sabe quais são as doenças mais comuns do envelhecimento? E quantas delas poderiam ser evitadas?

Já sabemos que a expectativa de vida aumentou e quem nasceu ou irá nascer em 2020 terá uma expectativa de viver 76,7 anos segundo dados do IBGE. Sabemos também que a grande maioria dos idosos, isto é, pessoas com mais de 60 anos são portadores de doenças crônicas ou disfunções orgânicas, em média um idoso brasileiro possui pelo menos 3 doenças.
As doenças mais comuns são:

– Cardiovasculares: infarto, AVC, insuficiência cardíaca, angina
– Pulmonares: enfisema pulmonar, bronquite crônica
– Metabólicas: diabetes, osteoporose, osteoartrose
– Infecciosas: pneumonia, infecção urinária
– Câncer: pulmão, mama, próstata, pele, bexiga, cólon, estômago

80% dessas doenças poderiam ser evitadas e sabe por quê?

Porque 60% dessas doenças estão relacionadas com o nosso estilo de vida, 20% com o ambiente em que vivemos, 5% da assistência médica e apenas 15% está relacionada a genética. Muitas dessas doenças vão acompanhar o idoso até o final da vida e muitas irão causar limitações que o impossibilitará de ter uma vida normal.

Por isso eu falo tanto sobre se ter uma vida mais saudável, são atitudes simples que podem mudar o nosso destino.

Agora vou listar 6 atitudes que podem te trazer mais saúde:

1- Ingerir água, lembrando que a quantidade ideal é de 30ml de água para cada quilo de peso, por exemplo, eu peso 55 kg e a quantidade ideal de água é de 1650 ml por dia.
2- Alimentação saudável: aqui a atenção é bem maior porque além de ingerir verduras, frutas e legumes diariamente também precisamos reduzir a quantidade de açúcar refinado, farinha branca, bebida alcóolica e gorduras ruins como as hidrogenadas.
3- Dormir bem: precisamos respeitar o nosso relógio biológico, afinal a noite foi feita para dormir. Higienize o seu sono (apague todas as luzes do quarto, não mexa no celular antes de dormir, prefira alimentos leves no jantar e coma no máximo 2 horas antes de deitar-se), tome uma xícara de chá para ajudar relaxar; camomila, melissa, erva cidreira e mulungu são os meus preferidos.
4- Atividade física: os exercícios são de fundamental importância para mantermos o nosso corpo saudável, escolha um esporte que mais combine com você e pratique de 3 a 5 vezes por semana.
5- Controle do estresse: sabemos que atualmente controlar o estresse está difícil ainda mais nessa fase de instabilidade que a pandemia nos proporcionou, mas não podemos desistir, respire fundo e siga em frente com tranquilidade. Meditação é uma boa dica para ajudar a relaxar e nos trazer paz e sabedoria, sei que para muitos é difícil, mas comece, esse é o primeiro passo. Além da meditação também podemos contar com a ajuda dos óleos essenciais como o de lavanda que ajudam a diminuir a ansiedade.
6- Espírito saudável: se conectar com Deus ajuda a trazer paz e equilibra o espírito. Independente da sua religião, reserve um tempo para conversar com Deus e aumentar a sua fé pois num corpo saudável não habita um espírito doente, tudo deve estar em sintonia, afinal somos um ser só, de corpo e de alma!

Comece a cuidar de você agora, faça a sua transformação, seja mais saudável e tenha uma vida longa e com autonomia!